A raça interessa?... Qual raça?

Mais um típico caso branco-mauzão-mata-preto-bonzinho. E claro, a habitual tempestade de merda que vem assim que um caso destes sai fora de controlo na comunicação social.

Um branco vê um preto alegadamente suspeito, liga à bófia, a bófia aconselha-o a agir calmamente mas com prudência, só que em vez de seguir os conselhos da polícia, o branco segue o preto e acaba por matá-lo alegando que o fez em legítima defesa.

Por todo o lado rebentam manifestações ditas 'anti-racistas', com os pretos americanos muito indignados com a sua condição de coitadinhos vitimados. 'Especialistas' em questões raciais gritam a bandeiras despregadas que o racismo ainda existe e tem que acabar.

Admitindo que se tratou de facto de um crime e não de legítima defesa. Admitindo ainda que foi motivado por diferenças raciais,  pessoalmente ainda me interrogo:
O contrário nunca acontece? Nunca um preto mata um branco por motivos raciais?
Não aparece na televisão nem é debatido em público como sendo um crime de motivações raciais. Por que motivo é que só os casos branco-mauzão-mata-preto-santinho é que geram tanta polémica?

O presidente americano Obama já vai fazer declarações contra o racismo e afirmar que este jovem foi morto por causa da côr da sua pele. Mas como é que ele sabe? Não é precisamente isso qu está a ser investigado?

Outro pormenor curioso é a fotografia da vítima que por aí circula. Mostra uma criança sorridente com os seus 12 anos ou coisa que o valha. No entanto ele tinha 17 anos quando foi morto.



Será que a raça ainda interessa? Do crime pouco ainda se sabe, o que é certo é nenhum caso com vítimas brancas é discutido com base em racismo. É seguro concluir que questões raciais interessam, isso depende da raça em questão.

6 comentários:

  1. Unknown disse...

    Sinceramente o gajo não tem aspecto de branco. Aposto que é latino-americano.

  2. zeca disse...

    É latino americano de facto. Não deixa de ser branco.

  3. Unknown disse...

    Ou redskin? Os vermelhos também são uma raça.

  4. Anónimo disse...

    O racismo de pretos para brancos, torna este crime menos punível Zeca? As filmagens das cameras de video mostram que o rapaz nada fez e foi atacado!! O segurança Zimmerman disse que foi agredido e filmagens em tribunal mostram logo a seguir que não! Então, porque matar um rapaz de 17 anos com menos 50 kg que ele? O racismo não poderá ser uma razão? Morreu um rapaz preto há dias nso EUA que estava algemado, sem armas, e revistado 2 vezes. Morreu com um tiro na testa do lado direito e disseram que era suicidio!!!!!!!! Também é justo e lógico? e os Rednecks...de que raça são?

  5. zeca disse...

    >O racismo de pretos para brancos, torna este crime menos punível Zeca?

    Mas onde raio é que eu disse isso? Isso é mesmo atalhar. Abre logo a responder a uma coisa que eu nunca disse.

    A questão que eu coloco é a seguinte: porque é que este crime é considerado racismos, e dá origem a que milhões de pessoas se manifestem contra o racismo, enquanto que os crimes de pretos com vítimas brancas, que são muito mais frequentes, não o são?

  6. Unknown disse...

    Porque neste caso não houve qualquer outra explicação para um homem grande atacar um miudo de 17 anos que ia a falar ao telemóvel e acabar por matá-lo a tiro. O miúdo se tivesse uma arma e se tivesse sequer falado com ele, agredido, insultado...mas segundo VIDEOS de prova nada disso aconteceu. Ele tinha um telemóvel e um saco de gomas. Porque razão atirar para matar? Porqeu sendo preto era considerado uma ameça .
    E retórica a parte os EUA sao o país mais racista á face da terra e para o polícia ser preto seria uma ameaça.
    Em julho um preto foi revistado e não tinha pistola nenhuma, foi algemado, colocado no carro, revistado uma 2ª vez e "matou-se" com uma pistola que não tinha com um tiro na tempora esquerda. Mas, não...não foi racismo. Foi suicidio....

Enviar um comentário